PJ não é só o topo!
Por: Diogo Suk / PJx
Sei que isso já é um assunto "mastigado", várias vezes enfatizado, discutindo, mas...nunca é demais falar. A PJ não se dá no Topo, nas instâncias máximas . Não se dá nas coordenações, cargos, processo de eleição, assembléias...
Mas , calma! Não quero aqui dizer que esses processos não são importantes. Ora, Na Pastoral da Juventude, cada processo é essencial para a construção da mesma. Nada está desassoseado, ou melhor, tudo tem sua devida importância.
Só que , ainda se percebe um desejo de se construir o grande, os holofotes são tentativos. E não quero aqui julgar a juventude por muitas vezes desejar , até pq seria muita hipocrisia da minha parte.
Mas quero falar da importância da Base. a base que sustenta, que faz a PJ acontecer. Os grupos de base (GB), são a chama que alimenta e que faz com que a PJ continue viva, forte e resistente!
É no grupo que damos nossos primeiros passos quanto militantes da Pastoral da Juventude. Onde iniciamos , os primeiros contatos com essa espiritualidade LIBERTADORA. Como disse nosso Companheiro David Rodrigues, " Fazer grupo de base é fazer revolução".
E aqui quero tambem citar o exemplo de Cristo, o nosso grande Pastor. Mesmo sendo o Filho Unigênito do Pai, muitas vezes deixava que os seus seguidores tomassem o protagonismo. E confiou inteiramente neles pra sequência do seu projeto.
Com Cristo, aprendemos a maior lição : " Eu vim para servir " (Mc 10, 45). Lição essa que devemos levar na nossa caminhada, desde o grupo de base, até às instâncias " maiores". O serviço, a humildade.
Jesus que lavou os pés dos seus discípulos ( Jo 1, 13-15), como ato extremo de amor e humildade. e nos deixou o recado mais importante: devemos , sempre que pudermos , lavar os pés da juventude de nossas bases, pois esses pés, sagrados, caminham e faz caminhar a PJ.
Paz e bem!